Como proporcionar uma vida mais feliz ao seu cão

Seu cachorro apresenta um ou mais sintomas abaixo?

– Comportamento destrutivo?
Cães entediados frequentemente roem, cavam e destroem objetos dentro de casa como forma de entretenimento

– Ansiedade e estresse?
A falta de estímulo físico e mental pode causar estresse e ansiedade em seu cãozinho, levando a comportamentos inadequados e até problemas de saúde.

– Obesidade?
A falta de atividade física e mental pode levar seu amigão a um estilo de vida sedentário , contribuindo para obesidade.

– Comportamento agressivo?
Cães entediados e estressados podem se tornar agressivos com outros animais ou mesmo com pessoas, especialmente se não receberem a devida atenção e estímulo.

– Hiperatividade?
Cães com falta de estímulos e atividades adequadas podem se tornar hiperativos e ter dificuldades para relaxar, descansar e dormir.

Pode ser que o seu cãozinho esteja sentindo falta de um ambiente com atividades e recursos que proporcionem estímulos, desafios mentais e físicos semelhantes ao da natureza, que nada mais é do que a expressão do comportamento natural de cada espécie.

Os profissionais especialistas em cães chegaram à conclusão de como o enriquecimento ambiental pode ajudar os cães urbanos através de pesquisas científicas e estudos comportamentais.

Esses estudos mostraram que muitos cães urbanos passam a maior parte do tempo dentro de casa, em ambientes relativamente pequenos e sem muitos estímulos.

Isso pode levar a problemas comportamentais como esses citados acima.

Devido a rotina de trabalho dos tutores fica difícil dar a atenção que nossos pets merecem.

O enriquecimento ambiental é uma técnica que consiste em criar um ambiente que estimule os sentidos do animal.

Isso pode ser feito por meio de brinquedos, desafios mentais e outras atividades que ajudam o animal a se sentir mais estimulado e engajado.

Principais benefícios

Melhora da qualidade de vida – o enriquecimento ambiental pode ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse em cães, proporcionando atividades físicas e mentais que os mantêm ocupados e estimulados. Como resultado, o cachorro pode apresentar um comportamento mais relaxado e calmo.

Benefícios físicos e emocionais – o enriquecimento ambiental pode ajudar a prevenir ou tratar problemas comportamentais, como tédio, ansiedade e depressão. Um cachorro que passa um dia em uma creche com enriquecimento ambiental pode apresentar um comportamento mais equilibrado e emocionalmente ajustado, com menos comportamentos destrutivos ou agressivos.

Auxílio no gasto de energia – se a creche com enriquecimento ambiental oferece atividades físicas, como jogos de busca e corridas, o cachorro pode apresentar uma maior resistência física e um condicionamento físico melhorado.

Estimula no desenvolvimento de inteligência e de habilidades – o enriquecimento ambiental pode ajudar a melhorar as habilidades cognitivas do cachorro, como a resolução de problemas, a memória e a atenção. Após um dia na creche, o cachorro pode apresentar um comportamento mais alerta e um aumento na capacidade de aprendizagem.

Aumenta a conexão com os instintos e o tutor – após um dia em um ambiente rico em estímulos e interações sociais, um cachorro pode mostrar uma maior disposição para interagir com outros cães e pessoas, especialmente se for tímido ou pouco sociável.

Tipos de Enriquecimento Ambiental

São 5 tipos de ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL que podem garantir uma qualidade de vida mais agradável e saudável para seu cachorrinho.

  • ALIMENTAR – Fornece estímulos que promovam a distração e que se assemelham com procura e caça de alimentos, por exemplo, ossos de roer específicos para cães (seguros e que não soltam fragmentos), comedouros interativos que dificultem o acesso à comida, picolés com frutas e ração (principalmente para cães alérgicos), petiscos como chuchu, cenoura,…
  • SENSORIAL – Estimular os cinco sentidos do animal: sonoro, visual, olfativo, tátil e gustativo. Variação de texturas no piso como grama, cimento, borracha, madeira e claro para aqueles dias quentes uma piscina para ter contato com a água. Que delícia!
  • COGNITIVO – Trabalha com o intelecto do cão, atuando na concentração, coordenação motora, raciocínio e memória. Alguns exemplos: brinquedos que simulem quebra-cabeças para encontrar a comida como tapetes com esconderijos, comedouros lentos, brinquedos que soltam os petiscos conforme o animal brinca. Com o “varal de brinquedos” os cãezinhos são estimulados a interagir com os brinquedos de outra forma.
  • FÍSICO – Objetos que simulam o habitat natural do animal como esconderijos, túneis, obstáculos, simulações de tocas, circuitos e locais para subir. Importante ter bastante espaço, onde nossos amiguinhos podem desenvolver boas corridas, mas contando também com o túnel e brinquedos que ativam o pique-esconde.
  • SOCIAL – Interação com animais da mesma ou outra espécie e com humanos. A socialização dos cães sempre é feita com muito cuidado e na velocidade de cada um, deixando ele ir se apresentando de forma natural e descontraída por meio de brincadeiras em grupo.

Claro, tudo isso deve estar estruturado num ambiente limpo e higienizado com produtos que não prejudicam a saúde dos cães seguindo as melhores práticas do mercado.

Se você mora ou está de passagem pela zona norte de São Paulo e está a procura de um hotel ou creche para cachorros que ofereça enriquecimento ambiental, exercício e muito amor e atenção, não hesite em visitar o Dog Parque.

Estamos ansiosos para conhecer você e seu cãozinho e fazer parte da vida da sua família.

Entre em contato pelo WhatsApp ou envie-nos um e-mail!

Compartilhe: